05 janeiro 2012

1. Überblick: Substantivos, artigos, casos gramaticais

Como estamos em época de férias e só quem merece estudar durante as férias sou eu, vou privar vocês de aulas pelos dois próximos meses. Mas não vou deixar o blog desatualizado - passarei a postar resumos do conteúdo que já tratamos por aqui.
A finalidade é, primeiramente, exercitar os conhecimentos já adquiridos. E, depois, desacelerar um pouco o ritmo (já que os dois últimos tópicos que eu abordei aqui no blog, pronomes possessivos e demonstrativos, já são de um nível intermediário)...
Bom, vamos lá.

Este é o nosso primeiro resumo, sobre os substantivos, artigos e casos gramaticais da língua alemã. Resolvi abordar os assuntos em tópicos para facilitar o entendimento.


Substantivos

  • Trata-se de toda palavra que dá nome a algo.
  • Em Alemão, temos três gêneros: masculino, feminino e neutro. Pode ir esquecendo a noção de gênero que você tem do Português, porque boa parte das palavras em Alemão não tem o mesmo gênero que na nossa língua-mãe - até porque há um gênero a mais, o neutro.
  • É bom, toda vez que você aprender um novo substantivo, memorizar também o gênero dele, para saber qual artigo usar, e a forma plural, porque o plural em Alemão é bastante irregular.
  • Todos (absolutamente todos, sem nenhuma exceção sequer) os substantivos em Alemão devem ser escritos com a Inicial Maiúscula.

Artigos

  • Divididos em definidos (o, a, os, as) e indefinidos (um, uma, uns, umas). Em Alemão, definidos: der (masc), die (fem), das (neutro) e die (plural comum, diferenciado pelo contexto) e indefinidos: ein (masc e neutro) e eine (feminino).
  • Em Alemão, os artigos se declinam - e as ditas tabelas de declinação deles é o primeiro motivo que faz muita gente desistir de aprender Alemão. Nada que um pouco de paciência e uma boa dose de decoreba não resolvam.

Casos gramaticais

  • Existem quatro casos gramaticais no Alemão: nominativo (forma do sujeito), acusativo (em alguns casos o objeto direto), dativo (pode ser o objeto indireto) e genitivo (o caso da posse). Eles são o que origina a declinação, o grande bicho-papão da língua Alemã que nem tem tantas cabeças assim.
  • Os verbos regem sempre o acusativo e/ou o dativo (sendo que a parcela dos que regem ambos é pequena). As preposições também são regidas por estes casos; algumas pelo acusativo, outras pelo dativo, outras pelos dois anteriores e outras exlusivamente pelo genitivo.
  • Como saber qual verbo/preposição rege cada caso? Observação e decoreba. Não tem remédio.


Quando eu estava na sétima série e a professora de História mandava fazer resumo de alguma coisa no livro, eu copiava tudo e ela me dava 8. Então, sempre me considerei uma ameba pra resumos, não ralhem se este post estiver um completo pudim (aliás, foi justamente por isso que eu coloquei os links dos posts onde falei mais detalhadamente sobre cada assunto).
No próximo artigo dessa série, vamos aos pronomes pessoais, verbos e a declinação.
Ciao (:
Esta obra é licenciada sob os termos da Creative Commons - Attribution ShareAlike 4.0 Internacional. Pode copiar o conteúdo? Pode! Pode escrever algo derivado daqui? Pode! Mas você deve licenciar a sua obra sob os mesmos termos! Saiba mais na página da licença do blog. Mantenha livre o conteúdo livre. Mas não é porque é livre que é festa; respeite o trabalho da autora e dê os devidos créditos. Plágio é crime!

Posts Relacionados

Hey du! Novo(a) por aqui? Não perca nenhuma aula - vá direto ao primeiro post!