08 agosto 2011

Pronomes & Casos gramaticais

O verbo é o elemento principal das frases em Alemão. Em todo idioma, pra falar a verdade: é o verbo que vai "decidir" que pronome colocar na frente e como "configurar" o complemento que vem atrás. Hoje então veremos um pouco mais sobre pronomes e também entraremos nos verbos.

Os Pronomes pessoais

ich • eu
du • tu você
er • ele
sie • ela
es • it1
wir • nós
ihr • vós vocês
sie • eles/elas2
Sie3 • o senhor/a senhora

1 pronome neutro, como o 'it' do inglês
2 "mas se é igual ao do singular como é que eu vou saber a diferença?" pelo contexto, evidentemente
3 este pronome de tratamento deve ser obrigatoriamente escrito com inicial maiúscula e é conjugado na segunda pessoa do plural


Os Casos gramaticais

Entremos agora um pouco nos verbos e os casos gramaticais.
Os casos alemães são o nominativo, o acusativo, o dativo e o genitivo. E aqui entra o estudo que me fez reler uma gramática do português ~ É uma parte um pouco complicada, mas depois que a gente entende fica fácil de assimilar. Esses são os casos que regem o verbo e "comandam" a declinação dos artigos, adjetivos, pronomes e raros substantivos; assim como nós temos os verbos intransitivos e transitivos diretos e indiretos (VTD, VTI; eu disse que a gramática da sétima série voltaria a nos assombrar).
A seguir, um resumo sobre cada caso.

Nominativo

É tão-somente o sujeito, não sofrendo declinação alguma. Trata-se da "forma pura" das palavras - pois já que elas estão automaticamente no nominativo, não é propriamente exato dizer que um substantivo está no nominativo.

Acusativo

É certamente o mais usado, regido pela maioria dos verbos e preposições. Quando dizemos, por exemplo, 'eu vi o menino', a ação de ver foi praticada sobre o menino, colocando-o no acusativo. É chamado de declinação fraca.

Dativo

Um número menor de preposições e verbos rege este caso, cujo próprio nome ajuda a entendê-lo. Vem de do, o verbo em latim correspondente a "dar". Por isso o principal uso desse caso é justamente o verbo dar, juntamente com outros verbos que pedem as preposições a e para. Por exemplo: 'eu dei uma bala para a menina'.

Genitivo

É o caso da posse, assim como nós dizemos 'o carro é da mulher' em português. Poucas preposições e nenhum verbo regem este caso, sendo então menos usado.

Essas são definições bem superficiais para os casos, mas são informações suficientes. Vamos agora ver como estes casos se comportam com os pronomes pessoais que aprendemos acima:

Nominativo ich du er sie es wir ihr sie Sie
Acusativo mich dich ihn sie es uns euch sie Sie
Dativo mir dir ihm ihr ihm uns euch ihnen Ihnen
Genitivo mein dein sein ihr - unser euer ihr Ihr

Notem que a declinação dos pronomes do genitivo já nos leva a lembrar dos pronomes possessivos, que também se declinam em alemão (falaremos deles futuramente).
Percebam também que todas as declinações do pronome Sie (o senhor/a senhora) seguem o padrão da inicial maiúscula obrigatória.

Esta parte da declinação dos pronomes é mais facilmente compreensível quando temos o conhecimento dos verbos principais da língua Alemã, o sein (ser/estar) e o haben (ter), dos quais eu falei na aula passada.
Por enquanto, limitemo-nos a entender a teoria; na próxima partiremos para a prática, aprendendo a formar frases simples.

Se alguém tiver alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário.
Ciao (:
Esta obra é licenciada sob os termos da Creative Commons - Attribution ShareAlike 4.0 Internacional. Pode copiar o conteúdo? Pode! Pode escrever algo derivado daqui? Pode! Mas você deve licenciar a sua obra sob os mesmos termos! Saiba mais na página da licença do blog. Mantenha livre o conteúdo livre. Mas não é porque é livre que é festa; respeite o trabalho da autora e dê os devidos créditos. Plágio é crime!

Posts Relacionados

Hey du! Novo(a) por aqui? Não perca nenhuma aula - vá direto ao primeiro post!