19 janeiro 2012

3. Überblick: Plural, preposições, números

O assunto do resumo anterior foram os pronomes pessoais, o verbos e a delinação Alemã. O assunto da declinação eu pretendo tratar novamente com um pouco mais de detalhes, faremos isso futuramente. Hoje, vamos rever o plural, as preposições e os números.


Plural dos substantivos

  • O plural em Alemão é bastante irregular. Existem formas plurais que recebem apenas uma terminação, formas que recebem alteração de uma vogal com Umlaut, formas em que ocorre as duas coisas e formas idênticas ao singular.
  • As possíveis terminações do plural são -e, -n, -er e -s (esta última menos comum, apenas para substantivos de origem latina).
  • Existem algumas regras aplicadas aos substantivos que determinam o seu plural, mas como também existem as exceções, recomenda-se a unânime estratégia de decorar a forma plural junto com o substantivo em si e o gênero.

Preposições

  • As preposições em Alemão também são regidas pelos casos gramaticais e também submetem os adjetivos, pronomes e artigos à declinação.
  • Há preposições que regem apenas o acusativo, preposições que regem apenas o dativo, algumas que regem ambos os casos e outras que regem exclusivamente o genitivo.
  • No caso das preposições que regem acusativo E dativo, para saber qual caso usar, basta saber se a frase que você está montando dá a ideia de localização ou deslocamento. Se for localização, usa-se o dativo; caso seja deslocamento, acusativo (futuramente voltaremos a nos aprofundar nisso).

Números

  • O básico a decorar é de um a dez e de onze a vinte. Depois disso, segue-se uma regra bem simples.
  • Números de 1 a 10: eins - zwei - drei - vier - fünf - sechs - sieben - acht - neun - zehn
  • Números de 11 a 20: elf - zwölf - dreizehn - vierzehn - fünfzehn - sechzehn - siebzehn - achtzehn - neunzehn - zwanzig
  • Dezenas: zehn - zwanzig - dreißig - vierzig - fünfzig - sechzig - achtzig - neunzig
  • Para dizer um número "quebrado" com dezena, a ordem se inverte. Nós aqui falamos oitenta e nove, a forma alemã é como se dissessem "nove e oitenta": neunundachtzig - e é assim, tudo juntinho. Mas esta regra é SÓ para dezenas, as centenas, milhares e etc são escritos na ordem normal. Por exemplo, 483 se diz vierhundertdreiundachtzig. 1672 se diz eintausendsechshundertzweiundsiebzehn, 24789 se diz vierundzwanzigtausendsiebenhundertneunundachtzig e assim por diante.


Assim encerra-se o último capítulo dos resumos.
A partir da semana que vem, antes de passar a novos assuntos, vamos nos reaprofundar nos casos gramaticais e nas preposições.
Em caso de dúvidas, não hesitem em comentar.
Ciao :D
Esta obra é licenciada sob os termos da Creative Commons - Attribution ShareAlike 4.0 Internacional. Pode copiar o conteúdo? Pode! Pode escrever algo derivado daqui? Pode! Mas você deve licenciar a sua obra sob os mesmos termos! Saiba mais na página da licença do blog. Mantenha livre o conteúdo livre. Mas não é porque é livre que é festa; respeite o trabalho da autora e dê os devidos créditos. Plágio é crime!

Posts Relacionados

Hey du! Novo(a) por aqui? Não perca nenhuma aula - vá direto ao primeiro post!