Dando início aos posts sobre a culinária alemã no blog, escolhi uma sobremesa bastante apreciada pelos alemães: o Rotweinkuchen! (rot = vermelho, der Wein = vinho, der Rotwein = vinho tinto; der Kuchen = bolo - logo, der Rotweinkuchen = bolo de vinho tinto) Como o próprio nome já sugere, é um bolo que leva vinho tinto em sua receita.
A receita é super simples de se fazer, não vai tomar muito tempo e eu garanto por experiência própria, vale muito a pena! Ele já se tornou um dos meus bolos favoritos desde a primeira vez que eu fiz, pois seu sabor não tem como explicar, é muito diferente.
Essa receita eu retirei do Blog Dia de Domingas. Foi a melhor receita de Rotweinkuchen que testei!
Bem, vamos trabalhar!
Ingredientes
Vejam só o bolo! Sim, a foto é minha mesmo, fui eu que fiz! :) |
- 300g de farinha de trigo
- 1 pacote de 7g (ou 1 colher de sopa) de fermento químico (o famoso Fermento Royal)
- 2 colher de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de chá de canela em pó
- 250g de manteiga amolecida ou margarina
- 250g de açúcar
- 1 pacotinho (1 colher de sopa) de açúcar baunilhado
- 5 ovos inteiros
- 125 ml de vinho tinto
- 100g de chocolate granulado ao leite de boa qualidade
- 1 col. de sopa de chocolate em pó
- 60 ml de vinho tinto
- Acúcar de confeiteiro o suficiente
Cobertura
Informações antes de fazer
Antes de começar a explicar o modo de fazer, muitos vão se perguntar: "O que é isso, açúcar baunilhado?" Pois bem, ele é um açúcar que é misturado com baunilha. Ele tem um aroma e um sabor de baunilha e é bastante utilizado na culinária alemã. No Brasil não é muito comum de se encontrar, eu particularmente procurei em várias lojas na cidade e não encontrei. Para isso, existem duas alternativas:- Fazer o seu próprio açúcar baunilhado: Demooooooooooooooooora pra caramba! As favas são geralmente encontradas em lojas de produtos naturais. Se você tiver paciência de fazer, basta colocar uma fava de baunilha em 400g de açúcar refinado. A fava deve ser cortada longitudinalmente ("de comprido") e as sementinhas dela devem ser misturadas no açúcar, junto com a própria fava. Depois deixar por pelo menos duas semanas em repouso, sempre dando uma mexida no açúcar para ele não virar um tijolo. Duas semanas depois, bata no liquidificador o açúcar e a baunilha que estava nele para que ela vire pó. Depois disso, só usar!
- Usar essência de baunilha: Com certeza bem mais simples! Basta usar uma colher de chá de essência a cada pacote (ou colher de sopa) de açúcar de baunilha.
O chocolate em pó pode ser substituído pelo cacau em pó, mas lembrando que, se utilizar o cacau em pó, deve diminuir um pouco a quantidade (uma colher e meia) para não ficar muito forte. O cacau em pó fica muito bom também pois deixa o bolo mais escurinho!
Caso goste, também pode ser colocado no bolo uvas passas, frutas cristalizadas ou castanhas e nozes. A medida fica a gosto do freguês. Fica muito bom também!
Modo de Preparo
- Agora é a hora que preparamos o bolo. Antes de tudo, unte e enfarinhe uma forma de pudim (de pelo menos 22cm), porque ninguém vai querer comer carvão nem ver seu lindo bolo preso na forma. Depois, pré-aqueça seu forno na temperatura de 170°C (ou 150ºC, depende do forno de cada um).
- Pegue a farinha, o chocolate a canela e o fermento e passe pela peneira. Qual a função disso? Não deixar empelotar seu bolo na hora de bater.
- Pegue outra vasilha e bata a manteiga com os açúcares (ou essência) até formar um creme fofo e volumoso (e gostoso também, prove para ver!). Depois, adicione os ovos ao creme, batendo um de cada vez! Importante que seja assim, beleza?
- Feito isso, adicione alternadamente o vinho e a mistura de farinha com outras coisas ao creme, em velocidade baixa, pois não queremos ver ninguém ficando sujo de farinha na cara enquanto faz o Rotweinkuchen. Lembre-se sempre de misturar bastante antes de adicionar uma nova medida de farinha ou vinho!
- Depois, misture manualmente o chocolate granulado (ou outro ingrediente da sugestão dada) e pronto, a massa está pronta! Agora só despejar na forma com cuidado e colocar para assar por 35 minutos. Lembre-se de fazer o teste do palito para saber quando o bolo está bom e não passar vergonha na hora de desenformá-lo!
- Para fazer a cobertura, a coisa fica mais simples. Basta misturar todos os ingredientes numa forma e adicionar açúcar refinado ou de confeiteiro (pelo amor de Deus não use açúcar normal, se não parece que está comendo areia!) até que ele vire uma pasta grossa. Feita a calda, espalhe sobre o bolo morno e depois é só partir para o abraço! Guten Appetit!