Dando continuidade ao assunto sobre imersão, hoje falarei sobre algumas ferramentas que podem nos ajudar no aprendizado do alemão, mais especificamente dicionários e softwares.
1) Dicionários físicos
Existe disponível no mercado uma diversidade de dicionários, mas podemos dividi-los em duas categorias para melhor entendê-los:- Dicionários monolíngues: Como o próprio nome já diz, são dicionários que vêm unicamente no alemão. Esses dicionários são excelentes para aprendizado principalmente no quesito regência nominal e verbal, porém exigem uma maior quantidade de conhecimento linguístico do leitor. Recomendações de dicionários monolíngues: DeGruyter (na minha opinião, o melhor dessa categoria) e Langenscheidt.
- Dicionários bilíngues: É o mais conhecido pelos que desejam aprender uma língua nova, pois é o dicionário que apresenta as possíveis traduções das palavras de acordo com a semântica. Ideal para quem está começando ou ainda não se sente confortável em utilizar dicionários monolíngues. Recomendações de dicionários bilíngues: Langenscheidt (pessoalmente meu favorito, pela quantidade de verbetes) e PONS.
2) Dicionários virtuais
Caso não tenha interesse ou mesmo possibilidade de adquirir um dicionário físico (o livro) propriamente dito, existem alguns dicionários online que podem ser utilizados:- PONS: É um dicionário de fácil acesso e conta com tradução para a língua portuguesa, tanto sua versão brasileira quanto a de Portugal. Além disso, possui um excelente recurso que mostra ao leitor como é a pronúncia das palavras. Também conta com algumas situações frasais utilizadas no idioma. Infelizmente, seu defeito é que ele apresenta poucos verbetes em relação a outros.
- WordReference: Outro excelente dicionário virtual. Possui uma grande quantidade de verbetes, mas é altamente recomendado que o utilize na língua inglesa, em virtude da maior quantidade de palavras traduzidas, situações frasais e sinônimos semânticos presentes no dicionário.
- Dict.cc: Outra possibilidade de uso de dicionários. Com uma excelente quantidade de palavras, destaca-se principalmente pela quantidade de sinônimos e situações frasais apresentadas, o que facilita o aprendizado pelo leitor. Assim como o WordReference, recomenda-se que sua utilização seja feita na língua inglesa.
- Canoo.net: Esse dicionário já foi abordado em um tópico anterior. É um dicionário monolíngue e também uma excelente ferramenta gramatical.
3) Aplicativos
Também há diversos apps com a finalidade de ensino da língua alemã. Nesse tópico, abordarei somente aplicativos gratuitos para smartphones, visto que são os que eu mais tenho contato:- Duolingo: Uma excelente fonte de aprendizado. Possui vários níveis e desafios para completar, desde traduções até escuta e pronúncia por parte do utilizador. É disponível tanto em versão de aplicativo para celulares quanto online via browser. Infelizmente, só possui a opção de aprendizado da língua alemã em inglês. Outro ponto bastante criticado pelas pessoas é que ele aborda muito pouco o quesito gramatical, sendo necessário a utilização de uma gramática para ajuda. Aplicativo disponível para Android e iOS.
- Fun Easy Learn – German: Aplicativo dedicado ao enriquecimento de vocabulário. Conta com 6 mil palavras, por meio do uso de imagens e também há o recurso auditivo com a pronúncia correta. Substantivos são apresentados com seus devidos gêneros. É multilinguagem, contando com português em seu rol de idiomas. Disponível para Android.
- Memrise: Também conta com o aprendizado de palavras assim como o Fun Easy Learn, porém utiliza recursos mnemônicos como dicas e algumas frases para que o jogador lembre a palavra. Por exemplo: “Let’s learn German, it’s pretty easy, the word is vielleicht, and that means maybe”, uma paródia da música “Call Me Maybe”, de Carly Rae Jepsen. Somente em inglês. Para Android e iOS.
- Dicionário PONS: Versão app do dicionário online PONS. Conta com os mesmos recursos da versão do navegador. Disponível para Android e iOS.
Espero que tenham gostado!
Auf Wiedersehen.