Então eu me revoltei e resolvi escrever um post desfiando de uma vez o fatídico motivo de vocês, meus caros novos-iniciantes-perdidos, não poderem querer sair montando frases por aí. E a maioria do conteúdo é um Ctrl+C Ctrl+V adaptado do que eu já andei explicando individualmente por e-mail e facebook, porque também não aguento mais digitar essa epopeia ^^
Antes de começar, vamos soltar alguns confetes por eu ter aparecido depois de quase dois meses sem dar o ar da minha graça por aqui? Uhul~~~
A questão de formação de frases em alemão é bem complicada. Já perdi a conta de quantas pessoas entram em contato com esse inocente apelo sem sequer saber o que é acusativo e dativo. Você ~necessita~ de um bom embasamento gramatical para conseguir formar frases em alemão. Há necessidade de saber uma série de coisas:
- saber como conjugar verbos;
- saber que eles regem casos;
- saber que as preposições regem casos;
- conhecer e saber como funcionam esses casos;
- saber o funcionamento da declinação na ponta da língua; e
- saber muito bem todas as regras de sintaxe.
Já falei pra umas 1900 pessoas que é preciso re-entender a gramática do próprio português para entender alemão. É uma língua complexa, não é assim olhar a palavra no dicionário e colocar na frase como se fosse inglês. Alemão não é inglês. E eu também já repeti isso trezentas vezes. É preciso estudar MUITO para chegar a esse nível, não adianta sair correndo e pular direto aos finalmentes sem saber coisas básicas.
Eu não vou desfiar a teoria de tudo o que citei na listinha acima porque a) já tem tudo isso aqui no blog e b) dependendo do seu "grau" de iniciante, não adianta ler tudo, você não vai entender nada.
Há um longo caminho pela frente... Mas enquanto você não chega nessa estação, a dica que eu posso dar é a de praxe: escutar e ler bastante letras de música em alemão, que aos poucos você se acostuma com a sonoridade e vai descobrindo os aspectos da língua e de como ela funciona. E, a partir daí, as frases mais complicadas começam a vir naturalmente, ainda que seja quase impossível não parar para fazer um cálculo para ver se está certo mesmo. Porque é complexo.
Vou começar a escrever alguns posts 'destroçando' algumas músicas para vocês absorverem de uma forma leve e prática como é que as engrenagens no alemão se encaixam. E entendendo o que as letras dizem. Aceito sugestões, no formulário específico.
Termino o post (milagrosamente um pequeno post) com a boa e velha recomendação de que vocês não desistam. Alemão é complicado, mas o aprendizado vale muito a pena. Quando você deixar de se assustar, ele começa a te fascinar. Experiência própria! ;)