09 julho 2012

Deutsche Musik: Nina Hagen

Voltando com a série de dicas de música Alemã, aqui vai uma clássica de quem seria impossível não falar: Nina Hagen é um ícone da música Alemã. Não tem um ser na Alemanha que não saiba quem ela é.

Nina Hagen não assusta nessa foto. HAHAHA


Nina nasceu em 1955 (e olhando fotos você não diz que ela tem 57 anos) na então Berlin Oriental, e os gêneros de sua música vão de Punk Rock a Gospel.
Começou a carreira musical no início dos anos 70 com a banda Automobil, onde desde então fez certo sucesso no cenário da Alemanha Oriental. Em 1976, Nina e sua mãe saíram da Alemanha junto com seu padrasto, que fora exilado. Em meados de 1977, voltou ao seu país natal e formou a The Nina Hagen Band, agora em Berlin Ocidental, com a qual lançou o primeiro álbum homônimo e da qual deixou de fazer parte em 1979 já com contrato assinado para gravar um segundo álbum em Los Angeles. Suas performances, vestimentas, atuações e arranjos vocais chamam atenção desde então (e não é incomum que lhe confiram título de ser uma figura mítica e bizarra) - Hagen tem, inclusive, formação de cantora lírica, e foi considerada um prodígio da ópera já com nove anos.
Encurtando a história, em 1982, logo após o nascimento de sua filha, lançou o álbum em inglês NumSexMonkRock, uma mistura de (calculem) punk, funk, reggae e ópera. Em 1985, veio o álbum Nina Hagen in Ekstasy, cujas canções ela performou na edição do Rock in Rio do mesmo ano. (Sim, aqui no Brasil, e OH LORD, eu conheci um casal que esteve lá e a viu ao vivo.)
Já no ano de 1991, viajou em tour pela Europa, do seu novo álbum Street; e em 1992 apresentou um programa de tevê na emissora alemã RTLplus.
Em 1994, atuou no filme "The Seven Addictions and Five Professions of Anita Berber" (Os Sete Vícios e Cinco Profissões de Anita Berber), produção do aclamado Instituto Goethe de São Francisco, como a versão cantora da protagonista Anita. Ainda na mesma década, colaborou com um compositor de música eletrônica, uma canção para um filme e um rapper alemão e apresentou um programa semanal no Canal Britânico de Ficção Científica.
Na primeira década do novo milênio, Hagen dublou a personagem Sally na versão alemã do filme The Nightmare Before Christmas, de Tim Burton. Em 2005, encabeçou a lista de atrações do Drop Dead Festival, em Nova Iorque. Nina também protestou ativamente contra a guerra no Iraque, é vegetariana e ativista na defesa dos animais.
E no ano passado ela lançou outro álbum, Volksbeat, que dá pra ouvir previews no Facebook.

Agora, depois dessa biografia que eu tentei resumir da Wikipedia, escute um pouco algumas músicas dela. Pré-aviso: eu tenho um pouco de medo de algumas caras e bocas que ela faz... Não se assustem :}




New York, New York

(não é a mesma do Frank Sinatra)



My Way

(essa é a mesma do Frank Sinatra)



Naturträne

(essa tem uma versão na voz do Edson Cordeiro, mas eu não conheço)



Du hast den Farbfilm Vergessen

(essa é da época do Automobil, não assusta)



Wir Leben Immer... Noch

(e essa é de 1979, bem do início da carreira solo dela)




Post Scriptum: Não confundam Nina Hagen com Nena. Mês que vem eu falo dela.
Bis bald! :}
Esta obra é licenciada sob os termos da Creative Commons - Attribution ShareAlike 4.0 Internacional. Pode copiar o conteúdo? Pode! Pode escrever algo derivado daqui? Pode! Mas você deve licenciar a sua obra sob os mesmos termos! Saiba mais na página da licença do blog. Mantenha livre o conteúdo livre. Mas não é porque é livre que é festa; respeite o trabalho da autora e dê os devidos créditos. Plágio é crime!

Posts Relacionados

Hey du! Novo(a) por aqui? Não perca nenhuma aula - vá direto ao primeiro post!