Como o meu aniversário é na semana que vem, resolvi compartilhar com vocês algumas curiosidades alemãs sobre o aniversário!
Uma vez eu li que os alemães colocam no bolo tantas velas quantas forem os anos que a pessoa está fazendo mais uma, que é para dar sorte. Por exemplo, eu vou fazer 18 anos, vou colocar 19 velinhas no meu bolo! (Vou mesmo)
Li também que eles têm o costume de cantar o Parabéns e cortar o bolo ANTES de começar a festa. Esquisito (:
Falando na musiquinha do parabéns (existe no mundo inteiro!), ei-la em Alemão (só ignorem o "fulano", nessa hora eles dizem o nome da pessoa:
* Aqui, lieber = masculino e liebe = feminino. A contrário do que se possa supor, não estamos chamando o/a aniversariante de "amor", mas sim de "querido/a". Lembrem-se disso na próxima vez que forem chamar alguém de "liebe". ;)
Zum Geburtstag viel Glück
Zum Geburtstag viel Glück
Zum Geburtstag, lieber/liebe* [fulano]
Zum Geburtstag viel Glück
Recentemente fiquei também ciente de outra coisa bem curiosa a respeito de aniversários de alemães: eles DETESTAM receber parabéns antes da data, porque acreditam que dá azar - até mesmo as pessoas menos supersticiosas não gostam. (Entenderam por que eu ando falando no twitter que vou ficar brava se me derem parabéns adiantado? Hahaha) Em compensação, se você der parabéns a um alemão muito (mas muito mesmo) atrasado, ele recebe com a mesma felicidade como se estivesse no dia. Existem pessoas que inclusive comemoram seus aniversários meses depois da data!
Vocês podem dar parabéns em Alemão das seguintes formas:
Herzlichen Glückwunsch zum Geburtstag ("parabéns cordiais pelo aniversário")
Alles Gute zum Geburtstag ("tudo de bom pelo aniversário")
Ich wünsche dir alles Gute ("te desejo tudo de bom")
"Aniversariante" é dito como Geburtstagskind. Kind sozinha significa "criança"; mas na Alemanha, você pode estar fazendo 70 anos que ainda será o Geburtstagskind ^^
Vocês podem ler mais curiosidades sobre costumes alemães de aniversário aqui.
Ok, quero uma vela a mais no meu bolo e não vou gostar se me derem parabéns antes, mas se um dia eu passar meu aniversário na Alemanha, brigadeiro pra comer não vai poder faltar. Hahahaha