A língua alemã (deutsche Sprache) é a língua com o maior número de falantes da União Europeia. Conta com cerca de 180 milhões (e cerca de 105 milhões como língua materna) de falantes. É idioma oficial na Alemanha, Áustria e Liechtenstein; co-oficial na Bélgica, Suíça e Luxemburgo e uma das 21 línguas oficiais da União Europeia. Pertence à subfamília das línguas germânicas, divisão da família de línguas indo-europeias.
É uma língua flexional, assim como o latim ou o português. Isso quer dizer que as palavras são relacionadas gramaticalmente por meio de afixos e a flexão do radical (você deve lembrar disso da sétima série).
O Alemão apresenta quatro casos gramaticais (que, depois de um certo custo, consegui associar com o Português), dois números e três gêneros (masculino, feminino e neutro). Os gêneros dos artigos e adjetivos são orientados pelo gênero do substantivo. Caracteriza-se pela possibilidade de formação de palavras compostas, que adquirem o gênero da última palavra posicionada e a ortografia não é fiel aos sons como no filandês ou turco.
Trata-se de uma língua complexa, por admitir declinações dos artigos, pronomes e adjetivos. Na prática, depois que se aprende, dá pra entender; mas para usar por si a base é a decoreba, não tem como escapar.
Pretendo disponibilizar aqui vocabulário (que vai servir até pra mim), o que será de grande ajuda para a compreensão. Afinal, não adianta muito saber a teoria da gramática e conseguir fazer uma análise sintática de uma oração qualquer se você não a entende por não saber o que está dizendo.
Trabalharemos também com videoaulas para ajudar na pronúncia.
Repito: ninguém vai sair daqui pronto a conversar com um falante nativo, a melhor opção é sempre um curso, o que ensinaremos aqui no blog é apenas para dar partida e apoio.
27 junho 2011
Sobre a Língua Alemã
Esta obra é licenciada sob os termos da Creative Commons - Attribution ShareAlike 4.0 Internacional. Pode copiar o conteúdo? Pode! Pode escrever algo derivado daqui? Pode! Mas você deve licenciar a sua obra sob os mesmos termos! Saiba mais na página da licença do blog. Mantenha livre o conteúdo livre. Mas não é porque é livre que é festa; respeite o trabalho da autora e dê os devidos créditos. Plágio é crime!
Posts Relacionados
Oi, eu sou ali da galáxia vizinha. Paulistana extraditada pela universidade (21 outonos), proudly Sistemas de Informação. Webdesigner por conveniência, poliglota por excesso de miolos, pseudocontadora por paraquedismo, programadora por aspiração, compositora por insônia e escritora por compulsão.