27 junho 2011

Sobre a Língua Alemã

A língua alemã (deutsche Sprache) é a língua com o maior número de falantes da União Europeia. Conta com cerca de 180 milhões (e cerca de 105 milhões como língua materna) de falantes. É idioma oficial na Alemanha, Áustria e Liechtenstein; co-oficial na Bélgica, Suíça e Luxemburgo e uma das 21 línguas oficiais da União Europeia. Pertence à subfamília das línguas germânicas, divisão da família de línguas indo-europeias.
É uma língua flexional, assim como o latim ou o português. Isso quer dizer que as palavras são relacionadas gramaticalmente por meio de afixos e a flexão do radical (você deve lembrar disso da sétima série).

O Alemão apresenta quatro casos gramaticais (que, depois de um certo custo, consegui associar com o Português), dois números e três gêneros (masculino, feminino e neutro). Os gêneros dos artigos e adjetivos são orientados pelo gênero do substantivo. Caracteriza-se pela possibilidade de formação de palavras compostas, que adquirem o gênero da última palavra posicionada e a ortografia não é fiel aos sons como no filandês ou turco.

Trata-se de uma língua complexa, por admitir declinações dos artigos, pronomes e adjetivos. Na prática, depois que se aprende, dá pra entender; mas para usar por si a base é a decoreba, não tem como escapar.
Pretendo disponibilizar aqui vocabulário (que vai servir até pra mim), o que será de grande ajuda para a compreensão. Afinal, não adianta muito saber a teoria da gramática e conseguir fazer uma análise sintática de uma oração qualquer se você não a entende por não saber o que está dizendo.
Trabalharemos também com videoaulas para ajudar na pronúncia.
Repito: ninguém vai sair daqui pronto a conversar com um falante nativo, a melhor opção é sempre um curso, o que ensinaremos aqui no blog é apenas para dar partida e apoio.
Esta obra é licenciada sob os termos da Creative Commons - Attribution ShareAlike 4.0 Internacional. Pode copiar o conteúdo? Pode! Pode escrever algo derivado daqui? Pode! Mas você deve licenciar a sua obra sob os mesmos termos! Saiba mais na página da licença do blog. Mantenha livre o conteúdo livre. Mas não é porque é livre que é festa; respeite o trabalho da autora e dê os devidos créditos. Plágio é crime!

Posts Relacionados

Hey du! Novo(a) por aqui? Não perca nenhuma aula - vá direto ao primeiro post!